Eu cresci em Brasília, todos os meus aniversários foram comemorados aqui, todos os meus passeios com a escola quando criança foram feitos nos pontos históricos e turísticos brasilienses… Então quando eu visitei Belo Horizonte e as pessoas me indicaram os pontos turísticos relacionados ao Oscar Niemeyer e ao JK, bom… Eu não vi tanta graça assim.
A Pampulha mesmo: uma lagoa grandona com uma calçada gostosa para caminhar em volta e construções ao redor relacionadas aos queridos e familiares JK e Niemeyer… O Niemeyer mesmo disse que a Pampulha foi um ensaio de Brasília. Gostei de lá: de caminhar tomando sol e de dar uma olhada na paisagem bonita… Mas ainda prefiro meu lago Paranoá, já que ninguém pode entrar na lagoa da Pampulha porque é muito suja. O melhor do passeio foi almoçar comida regional e com ótimo preço no Paladino.
O Paladino é um restaurante-fazenda que fica ali perto da lagoa e serve comida mineira tradicional. Além da comida deliciosa, o Paladino tem um clima bem gostoso, animais de fazenda, passeio de chavete, horta, fogão à lenha, uma vendinha de produtos artesanais, parede de escalada, música ao vivo no final de semana. Que criança não curtiria esse lugar?
O nosso almoço foi feijão tropeiro, carne de pote com mandioca e pastel de angu de carne seca e requeijão e de queijo da canastra… Tudo isso com um molhinho caseiro de pimenta biquinho e um outro de melado de cana para acompanhar o pastel. Eu nem imaginava que pastelzinho de angu poderia ser uma coisa tão absurdamente deliciosa! Comemos muito bem por menos de 35 reais por pessoa (com bebida). Meu único arrependimento foi não ter experimentado as sobremesa (não cabia mais nada no estômago): sorvete de queijo com calda de goiabada, cheesecake de doce de leite ou creme de cupuaçu com frutas vermelhas… Acho que vou ter que voltar!